Oficina de Daguerreotipia em Lumiar

[tweetmeme source=”marcelocmaia” only_single=false]

 

DAGUERREOTIPIA

Francisco Moreira da Costa

Um daguerreótipo é uma imagem única realizada sobre uma placa de cobre recoberta de uma fina camada de prata. Sua superfície prateada reluzente mostra, conforme o ângulo do olhar, ora uma imagem negativa, ora uma imagem positiva: é um positivo direto.

 (Definição tirada do catálogo PARIS ET LE DAGUERREOTYPE, Paris Musees –  tradução livre)

O primeiro processo fotográfico, desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre, foi publicado pela Academie des Sciences de Paris em 19 de agosto de 1839. A daguerreotipia surpreendeu o mundo com a sua capacidade de reprodução da realidade, apresentando uma definição que nunca foi superada por outra técnica. Além disso, a daguerreotipia confere à fotografia o status de jóia, pois trata-se de uma imagem formada sobre a prata, um metal nobre,  e muitas vezes tratado com uma viragem em ouro, sendo cada exemplar um original único.

Entre os processos históricos a daguerreotipia é a técnica menos revisitada na era moderna. A produção do daguerreótipo requer um envolvimento muito íntimo e particular com o fotógrafo, pois trata-se de um trabalho que exige concentração, paciência, minúcia, esmero, determinação e também bastante cuidado, pois lida com químicos perigosos. Por isto o domínio sobre cada etapa é imprescindível mas, apesar disto, a imagem é resultado de uma sutil ligação entre a ciência e a intuição. Escreve o príncipe Adalberto da Prússia em seu diário de 1842 sobre Don Pedro II: “ O imperador mesmo já tinha feito diversas experiências com a daguerreotipia, e era de opinião que o acaso provavelmente desempenharia nela o papel principal…” e Gisèle Freund, historiadora da fotografia,  escreve sobre os  daguerreotipistas do século XIX : “Com efeito, não só às suas qualidades de artistas, mas também à sua capacidade de artesãos é que devemos a elevada qualidade de sua produção fotográfica.”

Desta forma, atrás de um daguerreótipo está sempre um apurado processo de busca pela qualidade, de auto-conhecimento, de perseverança e persistência, além de um íntimo desejo de ver realizada a transformação dos materiais, tal como os alquimistas o almejavam. Por isto o resultado bem sucedido exerce sempre um mágico fascínio.

Daguerreotipia em Lumiar

 

Coordenador: Francisco Moreira da Costa

Produção: Sabine Bartlewski

Carga Horária: 18 horas aulas.

Número de participantes: 8 por oficina

Saída para Lumiar:  6ª. feira à tarde

Retorno: domingo à noite

 

 

A proposta do Studio Século XIX com a Oficina de Daguerreotipia em Lumiar é oferecer um final de semana de imersão nesta técnica fotográfica oitocentista, permitindo que cada participante experimente o processo desde o polimento da placa de cobre até obter a imagem sobre a prata. Por causa da magia do processo, entendemos que o lugar ideal para se envolver  integralmente com a  daguerreotipia é em meio à natureza,  que possibilita a prática  ao ar livre, sem riscos de contaminação e   a oportunidade para a  integração total com cada etapa  da produção.

A Oficina inclui dois dias de prática em Lumiar, sendo a saída do Rio na sexta feira, final do dia e o retorno no domingo à noite ou segunda pela manhã. O sítio em Lumiar fica a 3 horas do Rio de Janeiro.

Fazem parte desta Oficina a hospedagem com pensão completa de 3 refeições diárias. O ambiente é simples e aconchegante. As acomodações são tipo albergue e mistas. Pedimos que cada um traga roupa de cama, cobertor e toalha de banho. É aconselhável levar agasalho para o frio e roupa de banho, além de lanterna. A iluminação é de lampião e luz de vela, ao estilo do século XIX, mas há energia elétrica para uso de máquinas e aparelhos.

Programa

 

horário sexta sábado domingo

 

8:00  café da manhãcafé da manhã9:00  •Apresentação dos equipamentos

•Preparação das placas

•Polimento (explicação e preparação)•Sensibilização das placas e cálculo da exposição 

•Daguerreotipar (fotografar)

12:30  almoçoalmoço14:00 às 18:00 

 

 •Polimento

•Banho de prata

 •Sensibilização das placas e cálculo da exposição 

•Daguerreotipar e montagem

18:00  Encerando atividade do dialanche  despedida e saída para o RJ20:00 Chegada, jantar  e bate papo na lareira  Jantar e bate papo na lareira ou fogueira 

Cada participante produzirá um daguerreótipo, no formato de 6X9 cm, desde o polimento da chapa até a sua montagem.


Francisco Moreira da Costa – carioca, nascido em 1960.  Pesquisa Daguerreotipia desde 1996, desenvolveu o seu equipamento a partir de manuais do século XIX. É um dos únicos brasileiros a utilizarem a técnica original da daguerreotipia e está entre os cerca de 30 daguerreotipistas contemporâneos em atividade no mundo inteiro. Em 2004 foi selecionado para o Salão  Arte Pará  com três daguerreótipos, recebendo por um deles o Prêmio Aquisição,  Acervo da Fundação Rômulo Maiorana. Já coordenou diversas Oficinas de Daguerreotipia pelo Brasil e América do Sul.

1 Response to “Oficina de Daguerreotipia em Lumiar”


  1. 1 lucia paiva' 21 de agosto de 2011 às 01:36

    Estando preparando uma postagem pra meu blog Da Cadeirinha de Arruar,
    falando de meu bisavô João Francisco de Oliveira, açoreano, dizia que êle
    teria ido à Paris, estudar a técnica de daguerreotipia, resolvi pesquisar sobre o assunto e vim parar aqui. Vou postar uma foto de meu bisavô, feito por ele, em daguerreotipia.
    Fiquei encantada, com essa matéria e sobre a oficina.
    Um abraço
    Parabéns!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow carreramarcelo on Twitter

Flickr

Mais fotos

Blog Stats

  • 28,824 Visitas

Atualizações Twitter

Twitter

Facebook

Bookmark and Share

x

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: