Josef Koudelka (O Cabuloso)

[tweetmeme source=”marcelocmaia” only_single=false]

Tem alguma coisa especial na fotografia  de Koudelka que me interessa muito, me provoca e me  incentiva a fotografar. Fui tentar entender um pouco  de sua Biografia e tentar descobrir o porquê…

O  Sinistrão  do  Koudelka  nasceu  em 1938 na Tchecoslováquia, e começou  como muitos outros fotógrafos, fazendo fotos da familia e dos amigos (com uma camera Bakelite 6×6).  Se formou como engenheiro em Praga em 1961,  e em 1967 desistiu da profissão para trabalhar apenas com a fotografia..

ao que ficou conhecido como primavera de Praga. Os negativos do “Cabuloso” Kouldelka foram contrabandeados pelas mãos da agência Magnum, e publicados  anonimamente  no jornal  Londrino

The Sunday Times. Com medo de sofrer represálias, assinou com  as Iniciais PP (Prague Photographer), o que não o impediu de ser premiado no mundo todo. Em 1970, pediu asilo político para

Inglaterra, e no ano seguinte entrou para mítica agência Magnum.  Em 1987, se tornou Cidadão Francês e só pôde retornar à Tchecoslováquia em 1991.

Atualmente vive na  França e continua fotografando as paisagens européias. Tem duas filhas e um filho, cada um de uma nacionalidade diferente: França, Inglaterra e Itália.

Suas fotos silenciosas gritam, pelo contraste e pelo sentimento que  provocam. Referência  fotográfica  das mais importantes, não gosta muito de comentar sobre sua fotografia:

A fotografia de Koudelka, fala sobre a morte, sobre o cotidiano tem a leveza e a força de quem retrata seu tempo com um olhar presente, conectado na realidade e na eternidade do momento, seja a morte a guerra ou uma bela paisagem.

Falar da morte e da guerra e de excluidos sociais com tanta beleza e de forma tão contundente é oque me faz admirar seu trabalho, as fotos dele  são  capsulas do tempo, contando sobre momentos incríveis para gerações futuras.

Registrar  a   impermanência, a morte  a guerra os excluidos com paixão, coragem e beleza fazem de Koudelka um Cabuloso admiravel.

“Minhas  imagens falam por si só”, é o pouco que diz… e eu concordo ABSOLUTAMENTE, elas são Maravilhosas.

2 Responses to “Josef Koudelka (O Cabuloso)”


  1. 1 Coletivo Favela em Foco 19 de outubro de 2010 às 21:22

    Olá Marcelo, tudo bem?
    então, gostaria de parabeniza-lo pela bela pesquisa sobre Josef Koudelka, gostei muito. No fim desse anos terei que falar um poouco sobre a trajetória dele, e gostaria de saber se vc pode me ajudar de alguma maneira?
    desde de já agradeço, obrigado.

    leo_lafado@hotmail.com é o meu email.

    Léo Lima do Coletivo Favela em Foco: favelaemfoco.wordpress.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow carreramarcelo on Twitter

Flickr

Mais fotos

Blog Stats

  • 28,824 Visitas

Atualizações Twitter

Twitter

Facebook

Bookmark and Share

x

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: